quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Extratos de idéias de uma conversa interminada.

Ninguém pode mudar ninguém, mas Deus pode.
, palavras de um evangelista anônimo.

Ó símbolo-descargo pelo qual o homem insiste em não desistir, novamente me encontro pensando opositoramente, não incomum, não bonito, não interessante - não esperançoso. Mas pensativo e reflexivo no mínimo, intuitivamente - sutil.

Assim como outros, algo entendido como o princípio de um indivíduo pode sim, levar a mudança, e nestes casos, serão estes fatores alienantes - não é de surpresa que estas palavras vieram de um religioso e este se encontra alienadamente fanático, que experimentou pessoalmente a 'mudança' de seu símbolo divino.

Consideração I - Se um lado a religião pode mudar, alienando em uma realidade, no outro lado, a ciência, usando apenas um lado do cérebro - cega, não faz diferente.

Consideração II - Na sociedade capitalista atual, esta que emprega a servidão moderna, o dinheiro sim é o deus, o indivíduo tem se mostrado vulnerável a muito tempo por seu símbolo-descargo, vendendo seu SER pelo TER.

A única maneira não infeliz que posso interpretar a frase em questão, é de que, sendo os deuses frutos de criações humanas, suas criações o fazem mudar, logo, apenas o indivíduo pode mudar o indivíduo. É preciso pensar a fundo e não só - agir, para que o indivíduo mutavel traduzido por ser-humano possa realmente viver, sendo a qualidade de vida realmente efetiva para todos.

Nenhum comentário: